Rolim de Moura terá dia “D” de combate a Hanseníase no Janeiro Roxo

A Secretaria municipal de saúde (SEMUSA) de Rolim de Moura (RO) por meio da atenção básica informou que será realizado um dia D para alertar a população sobre a importância de se combater a hanseníase, dentro da campanha denominada Janeiro Roxo do Ministério da Saúde.

Jéssica Louback diretora da atenção básica da SEMUSA, informou que No dia 21 deste mês, a partir das 13h todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município e Nova Estrela receberão as pessoas que queiram fazer exames da hanseníase e em caso de diagnóstico, fazer os procedimentos de baciloscopia para iniciar o tratamento.

De acordo com o Ministério da Saúde o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro. Neste ano, a data cai no dia 30 e o tema da campanha é “Precisamos falar sobre hanseníase”. A data é símbolo do Janeiro Roxo e visa chamar a atenção das pessoas para a doença, que tem tratamento e cura.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, também conhecida como bacilo de Hansen. O bacilo se reproduz lentamente e o período médio de incubação e aparecimento dos sinais da doença é de aproximadamente cinco anos. Os sintomas iniciais são manchas na pele, resultando em lesões e perda de sensibilidade na área afetada. Também pode acontecer fraqueza muscular e sensação de formigamento nas mãos e nos pés. Quando os casos não são tratados no início dos sinais, a doença pode causar sequelas progressivas e permanentes, incluindo deformidades e mutilações, redução da mobilidade dos membros e até cegueira.

Fonte: Assessoria de imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui